Dispostos em carteiras e alguns no chão, os alunos dos 4º anos da Escola de Areias e Centro Escolar de Ferreira, do 3º ano de Águas Belas, do 9º A e alunos CEI da Escola E.B. 2,3/S Pedro Ferreiro, tiveram o privilégio de assistirem a uma sessão de pintura e ao mesmo tempo ouvirem o relato emocionante e surpreendente de alguém que viveu desde sempre sem braços, mas que fez desta fraqueza a sua força.
O silêncio foi total e a cara de espanto dos nossos alunos foi surpreendente, quando a pintora Maria de Lurdes começou a contar episódios da sua vida e como consegue fazer as rotinas normais do seu dia a dia. Ficámos a saber que apenas com os dedos dos pés, a pintora Maria de Lurdes, para além de ser uma brilhante pintora, ainda consegue fazer tudo o que nós fazemos com as mãos, desde estender a roupa, cozinhar, passar a ferro, pintar as unhas, limpar os óculos, colocar os brincos, abrir a porta de casa e tantas outras tarefas, que nós julgávamos impossível fazer sem os dedos das mãos. Os nossos alunos foram surpreendentes nas questões que colocaram e a simpatia da pintora foi contagiante.
Foi de facto, uma maneira diferente de abordar a problemática da deficiência.
A todos os que permitiram a realização desta atividade -Escuteiros, Câmara Municipal, e Professoras acompanhantes dos alunos - um muito obrigado.
A equipa de educação especial