No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) 2024, a BE, as professoras de Português Filomena David e Ana Paula Marques e o Projeto Escola Amiga dos Direitos Humanos, promoveram uma enriquecedora atividade de leituras dialogadas, envolvendo alunos do 5º e 7º anos.
Os alunos do 5º ano mergulharam na inspiradora história de Rosa Parks, através do livro "O Autocarro de Rosa Parks". Esta leitura permitiu-lhes compreender a importância da luta pelos direitos civis e a coragem necessária para enfrentar a injustiça. Durante as sessões de leitura dialogada, os alunos discutiram temas como a igualdade, a resistência pacífica e o impacto das ações individuais na sociedade. A atividade não só enriqueceu o seu conhecimento histórico, mas também os encorajou a refletir sobre a importância de defender os seus próprios direitos e os dos outros.
Para os alunos do 7º ano, a atividade centrou-se em duas obras profundamente emocionantes: "A História de Erika" de Ruth Vander Zee e "A Viagem" de Francesca Sanna. "A História de Erika" narra a tocante jornada de uma menina durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto "A Viagem" aborda a experiência de uma família que foge da guerra em busca de segurança. Estas leituras proporcionaram um espaço para os alunos explorarem temas como a resiliência, a empatia e os desafios enfrentados pelos refugiados. As discussões que se seguiram permitiram aos alunos expressar as suas emoções, partilhar perspetivas e desenvolver uma maior compreensão e sensibilidade em relação às dificuldades enfrentadas por muitas pessoas ao redor do mundo.
A atividade de leituras dialogadas no âmbito do MIBE 2024 foi um sucesso, proporcionando aos alunos uma oportunidade valiosa de crescimento pessoal e académico. Ao explorar histórias poderosas e relevantes, os estudantes não só aprimoraram as suas competências de leitura e interpretação, mas também desenvolveram uma maior consciência social e empatia. Continuaremos a promover iniciativas como esta, que enriquecem o currículo escolar e contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a justiça e a igualdade.