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A Escola E.B. 2,3/S Pedro Ferreiro acolheu, no dia 6 de junho de 2025, a palestra “Ambientes – Direitos e Deveres Humanos”, dinamizada por Teresa Pessôa, professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da educação, da Universidade de Coimbra. 
Esta atividade, integrada na cerimónia do hastear da bandeira das Escolas Amigas dos Direitos Humanos, um projeto da Amnistia Internacional Portugal, com apoio da Direção-Geral da Educação, teve como principal objetivo despertar o espírito crítico dos alunos em matéria de direitos e deveres humanos no ambiente, que vai muito para além da floresta que nos envolve, “o ambiente não é só a floresta, mas todos nós”, assumindo-se como um sistema de interações entre a biosfera (natureza), a sociosfera (estrutura social) e a tecnosfera (inovação e tecnologia).
 
Foram abordados diversos desajustes ambientais e sociais, como o consumismo, o desperdício de recursos naturais, as desigualdades sociais e o uso excessivo da tecnologia. Exemplos concretos, como os cerca de 10 mil litros de água necessários para produzir umas calças de ganga e a falta de controlo parental nas ruas digitais, serviram para alertar para a urgência de mudar comportamentos e mentalidades.
A sessão apelou ainda à responsabilidade cívica e ao envolvimento ativo dos jovens, promovendo valores como a empatia, a literacia emocional, o pensamento crítico e a colaboração, competências-chave para a construção de sociedades mais equitativas, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Um dos momentos mais inspiradores foi a proposta de colaboração entre o curso profissional de Técnico de Ação Educativa da escola e o projeto Educ@rteNatureza, de que Teresa Pessôa é membro fundador, que está envolvido na promoção da criação de pigmentos naturais a partir da terra, com vista à sua aplicação futura em contextos educativos. Uma metáfora viva de que a terra pode ser ferramenta educativa, expressão criativa e ponte com a sustentabilidade.
 
A mensagem final deixou um claro apelo: “A liberdade, tal como a hera, precisa de apoio para crescer. O ser humano também precisa de limites, de consciência e de propósito. É com esforço e compromisso que se constroem ambientes mais humanos e equilibrados.”
Este evento reforçou o papel da escola enquanto espaço privilegiado de formação para a cidadania global e ativa, celebrando o compromisso da comunidade educativa com os direitos e deveres humanos e a sustentabilidade do(s) ambiente(s).

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