No passado dia 13, um dia ensolarado de março, os alunos do Clube dos Amigos da Biblioteca Escolar embarcaram numa emocionante jornada literária. Com o apoio da Fundação Maria Dias Ferreira (FMDF), que ofereceu um valor monetário, e do Município de Ferreira do Zêzere que ofereceu o transporte, essa experiência prometia ser inesquecível.
A primeira paragem foi na FNAC de Coimbra, um verdadeiro paraíso para os amantes da leitura, cheia de estantes repletas de livros de todos os géneros e autores. A atmosfera vibrante e o aroma das páginas recém-impressas eram inspiradores.
Os alunos folhearam romances, biografias, poesias e banda desenhada e puderam escolher as suas obras favoritas sem preocupações. Alguns optaram por clássicos da literatura, enquanto outros exploraram novos lançamentos.
Após a manhã na FNAC, o grupo seguiu para o Paço das Escolas, localizado na Universidade de Coimbra. Lá, a história e a cultura entrelaçam-se em cada pedra e vitral.
O ponto alto da visita foi a Biblioteca Joanina. Ao atravessar o majestoso portal, os alunos viram-se imersos num mundo de conhecimento. As estantes de madeira escura e dourada abrigavam preciosidades: manuscritos raros e edições antigas. O silêncio reverente pairava no ar enquanto admiravam as obras que resistiram ao tempo.

A Biblioteca Joanina, construída no século XVIII, é um símbolo da erudição e do amor pela literatura. Ali, os alunos aprenderam sobre o processo de catalogação realizado e a importância desse espaço para a pesquisa académica desse tempo, e ainda, sobre a atual preservação dos livros que ali agora é realizada.
Após a biblioteca, os alunos exploraram os corredores do Palácio, onde frescos e tapeçarias contam histórias de reis e de rainhas. As janelas altas ofereciam vistas deslumbrantes da cidade. O nosso guia partilhou lendas e curiosidades, transportando-os para épocas passadas.
Ao final do dia, os alunos voltaram para casa com os sacos de livros da FNAC e corações cheios de inspiração. Esta jornada literária ampliou os seus horizontes, ligando o passado ao presente. A leitura, a cultura e a paixão pelos livros uniram-nos numa aventura única.
Que essa experiência continue a alimentar o amor pela literatura e a curiosidade intelectual destes jovens leitores. E que a FMDF e o Município continuem a apoiar iniciativas que transformam palavras em mundos mágicos.

Total 192477