A Quinzena da Leitura é uma iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura 2027, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas. Tem como objetivo celebrar e incentivar o prazer da leitura, promovendo múltiplas atividades festivas que aproximam os livros dos seus leitores.
A Quinzena da leitura proporciona um ambiente propício para estimular o gosto pela leitura entre os estudantes, através de atividades lúdicas, feiras do livro e visitas de estudo, onde os alunos são incentivados a explorar diferentes géneros literários. Os alunos têm, assim, a oportunidade de aprimorar a compreensão textual, a expressão oral e escrita, além de ampliar o seu vocabulário. Isso estimula a criatividade e a imaginação, contribuindo para o desenvolvimento integral dos nossos jovens estudantes.

Durante a Quinzena da Leitura, iremos receber a visita de atores, escritores, poetas e ilustradores. Esses encontros proporcionam momentos únicos de troca de experiências e inspiram os alunos a tornarem-se leitores mais assíduos.

As nossas três bibliotecas escolares desempenham um papel central na organização e promoção da Quinzena da Leitura apoiando as restantes disciplinas, ao tornarem-se espaços dinâmicos, repletos de atividades, com exposições e sugestões de leitura.
Além das escolas, a Biblioteca Municipal (CM de FZZ) e a Fundação Maria Dias Ferreira também participam ativamente da Quinzena da Leitura, nomeadamente através da organização da 8ª edição do Concurso Concelhio de Leitura, onde este ano teremos a convidada ferreirense, Risoleta C. Pedro.

Em resumo, a Quinzena da Leitura é uma oportunidade valiosa para celebrar a literatura, despertar o interesse pelos livros e formar leitores críticos e apaixonados. Ela contribui para a construção de uma sociedade mais informada, criativa e reflexiva.
Boas leituras!

Total 192473