Durante a Semana da Leitura 2022, com o mote “Ler Sempre, ler em qualquer lugar”, as Bibliotecas Escolares e a Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere promoveram a fase de escola da 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura e a 6ª edição do Concurso Concelhio de Leitura, com o objetivo de estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.

No dia 7 de março, teve lugar a prova final da fase de escola, na qual participaram os alunos do 3º ciclo do ensino básico e os alunos do ensino secundário, onde foram apurados 3 alunos para a fase que se segue.

No dia 8, teve lugar a etapa final do Concurso Concelhio para os alunos do 1º e 2º ciclos de escolaridade, organizada em parceria com a nossa Biblioteca Municipal, que também permitiu apurar 3 alunos para a fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura. A parte cultural desta festa contou com a participação do aluno Bernardo Morgado, que, de forma bastante agradável, deu a conhecer a Carta arqueológica do concelho de Ferreira do Zêzere e, dos alunos do 10ºC, que proporcionaram um momento bastante divertido de dança e animação. Contou também com dois momentos de leitura pelas técnicas da Biblioteca Municipal. Os apresentadores foram os alunos do 1º e 2º ciclos.

Depois destas duas primeiras etapas concluídas, ficaram apurados para a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, os 3 primeiros lugares de cada ciclo:

1º ciclo
1º lugar – Pedro Antunes
2º lugar – Maria Rita Nunes
3º lugar – Santiago Cabral
Menção honrosa: Guilherme Lucas e Isac Henriques

2º ciclo:
1º lugar – David Miller
2º lugar – Beatriz Monteiro
3º lugar – Maria Henriques
Menção honrosa: Margarida Guarda e Martim Veríssimo

3º ciclo
1º lugar – Beatriz Alcobia
2º lugar – Miguel Ventura
3º lugar - Daniel Lopes
Menção honrosa: Lara Rolo e Fernanda Brites

Ens. Secundário
1º lugar – Duarte Silva
2º lugar – Inês Marmelo
3º lugar - Márcia Alcobia
Menção honrosa: Shayanny Pereira e Inês Domingos

Sem esquecer os mais de 100 alunos que quiseram participar, e que, acreditamos, aproveitaram bem o seu tempo, felicitamos os alunos agora apurados, desejando-lhes boa sorte para a fase que se avizinha.

Na próxima fase, que se realiza em Vila Nova da Barquinha a 7 de abril, dois alunos por cada ciclo das Escolas da nossa Comunidade Intermunicipal, poderão passar à fase Nacional, que decorrerá no dia 4 de junho.
Por fim, uma palavra de agradecimento a todos os parceiros envolvidos: Município de Ferreira do Zêzere, Rede de Bibliotecas de Ferreira do Zêzere, Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere e Fundação Maria Dias Ferreira.

Votos de continuação de boas leituras.
A equipa da BE

Total 192537