E pronto, os Jogos de Tabuleiro, a que entretanto se veio juntar o Frisbee (desporto de disco voador), juntaram vontades e encontraram adeptos.

Com o patrocínio da Fundação Maria Dias Ferreira os jogos de tabuleiro que são muitos mais do que o xadrez, as damas e o dominó e que podemos dividir em jogos de entretenimento familiar, jogos de estratégia, jogos de festa, jogos abstratos e de lógica e jogos temáticos ajudaram os alunos a desenvolver capacidades e atitudes fundamentais para a aprendizagem indo ao encontro do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. O respeito pelo outro, o trabalho colaborativo, a capacidade de concentração, a perseverança e resiliência, a autoestima e outras competências sócio emocionais adquiridas são os prémios pela participação.

2º e 3º Ciclos

1º ciclo

E foi assim que chegámos aos dias retratados nas imagens acima. Estas ilustram dois momentos que correspondem ao encerramento das atividades este ano letivo.

O primeiro na Escola Sede, no dia 18 de junho, com os alunos do 2º e 3º ciclos e o segundo no CEFZ no dia 25 de junho com os alunos do 4º ano das turmas FZ 7, 8 e 9.

No primeiro dia por motivos de agenda não puderam estar presentes, a Diretora e o Engenheiro José Afonso em representação do Agrupamento e Fundação Maria Dias Ferreira, respetivamente, mas a final dos torneios e a entrega dos prémios contou com a participação ativa dos Encarregados de Educação, que puderam ser convidados devido ao número de alunos ser reduzido.

Já no dia 25 os mais pequenos contaram com a presença dos professores, colegas, assistentes operacionais e ainda da Coordenadora do Centro, do Engenheiro José Afonso e da Diretora Isabel Saúde. As condições de segurança sempre respeitadas não permitiram a presença dos pais, pois aqui o número de alunos era mais elevado. Todos receberam os prémios de participação e relativos ao lugar alcançado. E houve mesmo um prémio inesperado para um aluno pela atitude “desportiva” manifestada durante o torneio.

Uma atividade em que estamos todos de parabéns.

Total 192568