O projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos começou a ser implementado pela Amnistia Internacional Portugal no ano letivo de 2013/2014, em cinco escolas portuguesas, aumentando para seis escolas no ano letivo de 2014/2015. O projeto que pretende trazer os direitos humanos para dentro do espaço escolar é já implementado em mais de 90 países por todo o mundo.
Uma escola amiga dos direitos humanos promove, respeita e ensina para e através dos direitos humanos, criando oportunidades para a participação ativa de todos os atores da comunidade escolar. A Amnistia Internacional obteve um financiamento da Comissão Europeia para implementar o projeto “Stop Bullying! Uma abordagem baseada nos direitos humanos para combater a discriminação nas escolas” nas seis escolas com que tem vindo a trabalhar.
No passado dia 23 de Outubro no auditório da Escola Secundária Reynaldo dos Santos em Vila Franca de Xira decooreu um Encontro Nacional de Estudantes das seis EADH, com a participação de 10 estudantes e 1 professor de cada uma das escolas envolvidas no mesmo. Com os seguintes objetivos:
a) Criar uma rede de estudantes das escolas envolvidas no projeto;
b) Adquirir novos conhecimentos sobre bullying e discriminação;
c) Desenvolver mecanismos de prevenção de bullying e discriminação nas escolas e nas comunidades locais.
Os nossos 10 estudantes representaram muito bem a escola e vêm cheios de ideias para aplicar e melhorar a forma como se está na Escola Pedro Ferreira!