Prova intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura
Visita de Estudo a Lisboa - Oceanário
No dia 24 de abril, as crianças que frequentam a educação pré escolar do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere ocuparam os seus lugares nos autocarros que os levaram à cidade de Lisboa.
Esta visita só foi possível graças à colaboração dos docentes, auxiliares de ação educativa, pais e encarregados de educação das crianças. Durante parte do dia visitamos o Oceanário. No tempo que aí permanecemos tivemos oportunidade não só de observar e interagir como também de assistir à limpeza de aquários. Foi constante a vontade de interagir com monitores que nos acompanharam, questionando-os frequentemente sobre os assuntos abordados demonstrando curiosidade e vontade de “aprender”. Muito interessante foi também o passeio à beira do rio Tejo e pelos jardins do Parque das Nações.
Também à hora do almoço e do lanche foi de grande prazer ao saborear as delícias preparadas pelos familiares. Foi sem dúvida um dia recheado de boas experiências, apelando à curiosidade e à construção de conhecimentos. Obrigado a todos os que contribuíram para que esta visita fosse possível e se tornasse um sucesso.
As dinamizadoras Maria da Luz e Eugénia Marques.
IX Concurso de leitura expressiva
Decorreu, dia 10 de maio de 2018, na Biblioteca da Escola Pedro Ferreiro a final da IX edição do Concurso de Leitura Expressiva, do Ensino Secundário, nas modalidades de texto poético e narrativo/dramático, organizado pelas professoras de Português do ensino regular e profissional.
Os alunos representantes das várias turmas foram eleitos pelos seus pares como os melhores leitores de cada turma. Esta atividade teve como objetivo motivar para a leitura e eleger as três melhores leituras de cada um dos géneros.
Ao júri, constituído pelas professoras organizadoras Alda Sá e Etelinda Vieira, pela diretora, professora Isabel Saúde, pelo professor bibliotecário, Carlos Duarte e pelo vereador da educação e cultura, Dr. Hélio Antunes, coube a difícil tarefa de escolher os melhores leitores, em voz alta, tendo em conta, entre outros, a postura, o ritmo, a voz e dicção e a expressividade.
O júri, na sua intervenção, sublinhou que a qualidade das participações tem vindo a aumentar de ano para ano, pelo que vencedores foram realmente todos aqueles que participaram. Com esta opinião corroboraram todos os outros elementos do júri.
Ainda assim, distinguiram-se na leitura de texto lírico: em 1º lugar, Olívia Dias, 12.ºA, em 2º lugar, Beatriz Antunes, 12.ºA e em 3º lugar, Jéssica Mateus, 11.ºA.
Na tipologia de texto narrativo/dramático: em 1.º lugar, Olívia Dias, 12.ºA, em 2º lugar, Beatriz Antunes, 12º A e em 3º lugar Maria Beatriz Nunes, 10.ºA.
No final, foi entregue, a todos os participantes e colaboradores, um certificado acompanhado, simbolicamente, por uma flor.
Aos vencedores serão atribuídos, pela escola, prémios em cartão Note/FNAC que serão entregues na festa de encerramento do ano letivo, dia 29 de junho.
Parabéns a todos os que participaram e reiteradamente aos vencedores.
BOAS LEITURAS!
Laço Humano no Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere
Aceitando o desafio feito pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ferreira do Zêzere, realizou-se no passado dia 27 de abril, pelas 12.00 Horas, um Laço Humano no Centro Escolar de Ferreira do Zêzere. Para a sua concretização juntaram-se os nossos meninos que integram as turmas do 1ºciclo e Pré-escolar, que no campo de jogos e vestindo uma peça de roupa azul, realizaram um Laço Humano com o objetivo de alertar a nossa comunidade para os Maus-Tratos na Infância.
Esta iniciativa realizou-se neste mesmo dia e hora a nível nacional, tendo como base a frase “Cuidar e Proteger ajuda-nos e crescer” procurando desta forma, chamar a atenção do País, para a necessidade de prevenção dos maus-tratos e violência a que tantas vezes estão sujeitos os nossos jovens.
Também a Escola Sede do Agrupamento se juntou a esta causa e no mesmo dia 27 de abril cedeu o Auditório onde foi projetado, pela Equipa da CPCJ, o filme “Encantar” ao qual assistiu um grupo de alunos que sem dúvida ficou recetivo e alerta para esta temática. Obrigada CPCJ!
A adjunta da Diretora, Maria José Gregório
Segue o vídeo e as fotos do laço humano.
Atividade "Abril Na Voz dos Jovens" e exposição sobre o 25 de Abril
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
No dia 23 de abril as bibliotecas dos Centros Escolares do Agrupamento comemoraram o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de autor com a leitura aos alunos do Pré-escolar da história "Há um monstro no teu livro" do autor Tom Fletcher. É um livro interativo, muito divertido que conta a história dum monstro muito maroto que invadiu o livro.O Monstro aparece para destruir o livro, começa a comê-lo e tem de ser afastado O autor desafia os leitores a ajudá-lo a contar a história e a afastar o monstro. A atividade de expressão plástica proposta foi cada aluno construir o seu monstro em material reciclado. Com garrafas de plástico, restos de papel e carteiras de comprimidos elaboraram lindos monstros para contar a história.
O 25 de abril nas BE dos Centros Escolares
Memórias são coisas que ficam do tempo que passa. Coisas que recordamos. Há muitos anos, um dia cheio de vontade de mudar as nossas vidas ficou para vir a ser uma memória. A tua memória. A memória de todos nós. Falo do 25 de Abril do ano de 1974. Foi um dia de abrir novas memórias. (Alexandre Honrado)
Foi este o livro que, na hora do conto, as bibliotecas dos centros escolares escolheram para assinalar o 25 de Abril. Assim, os meninos do 3º e 4º ano puderam assistir a uma encenação. interpretada por três personagens e um figurante. Na hora da refeição, os pais do João contaram-lhe como foi vivido o 25 de abril e a importância desse dia para o nosso País. A Educadora Manuela, as assistentes operacionais das bibliotecas e dois alunos do 4º ano encarnaram os personagens de pai, mãe, filho e Salgueiro Maia a partir dum texto dialogado e adaptado do livro “25 de Abrir – o Abril que nos fez” de Alexandre Honrado. No final da representação os alunos foram convidados a debater o tema “Liberdade” e, em contexto de sala elaboraram um trabalho de escrita e ilustração associado à temática. Os professores receberam dos personagens da peça, um cravo. Para além desta atividade, as bibliotecas dos centros fizeram uma exposição bibliográfica e digital, os alunos fizeram cravos e pintaram desenhos alusivos ao 25 de abril para dinamizar o placard da biblioteca.