Decorreu, dia 10 de maio de 2018, na Biblioteca da Escola Pedro Ferreiro a final da IX edição do Concurso de Leitura Expressiva, do Ensino Secundário, nas modalidades de texto poético e narrativo/dramático, organizado pelas professoras de Português do ensino regular e profissional.
Os alunos representantes das várias turmas foram eleitos pelos seus pares como os melhores leitores de cada turma. Esta atividade teve como objetivo motivar para a leitura e eleger as três melhores leituras de cada um dos géneros.
Ao júri, constituído pelas professoras organizadoras Alda Sá e Etelinda Vieira, pela diretora, professora Isabel Saúde, pelo professor bibliotecário, Carlos Duarte e pelo vereador da educação e cultura, Dr. Hélio Antunes, coube a difícil tarefa de escolher os melhores leitores, em voz alta, tendo em conta, entre outros, a postura, o ritmo, a voz e dicção e a expressividade.
O júri, na sua intervenção, sublinhou que a qualidade das participações tem vindo a aumentar de ano para ano, pelo que vencedores foram realmente todos aqueles que participaram. Com esta opinião corroboraram todos os outros elementos do júri.
Ainda assim, distinguiram-se na leitura de texto lírico: em 1º lugar, Olívia Dias, 12.ºA, em 2º lugar, Beatriz Antunes, 12.ºA e em 3º lugar, Jéssica Mateus, 11.ºA.
Na tipologia de texto narrativo/dramático: em 1.º lugar, Olívia Dias, 12.ºA, em 2º lugar, Beatriz Antunes, 12º A e em 3º lugar Maria Beatriz Nunes, 10.ºA.
No final, foi entregue, a todos os participantes e colaboradores, um certificado acompanhado, simbolicamente, por uma flor.
Aos vencedores serão atribuídos, pela escola, prémios em cartão Note/FNAC que serão entregues na festa de encerramento do ano letivo, dia 29 de junho.
Parabéns a todos os que participaram e reiteradamente aos vencedores.
BOAS LEITURAS!
IX Concurso de leitura expressiva
Laço Humano no Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere
Aceitando o desafio feito pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ferreira do Zêzere, realizou-se no passado dia 27 de abril, pelas 12.00 Horas, um Laço Humano no Centro Escolar de Ferreira do Zêzere. Para a sua concretização juntaram-se os nossos meninos que integram as turmas do 1ºciclo e Pré-escolar, que no campo de jogos e vestindo uma peça de roupa azul, realizaram um Laço Humano com o objetivo de alertar a nossa comunidade para os Maus-Tratos na Infância.
Esta iniciativa realizou-se neste mesmo dia e hora a nível nacional, tendo como base a frase “Cuidar e Proteger ajuda-nos e crescer” procurando desta forma, chamar a atenção do País, para a necessidade de prevenção dos maus-tratos e violência a que tantas vezes estão sujeitos os nossos jovens.
Também a Escola Sede do Agrupamento se juntou a esta causa e no mesmo dia 27 de abril cedeu o Auditório onde foi projetado, pela Equipa da CPCJ, o filme “Encantar” ao qual assistiu um grupo de alunos que sem dúvida ficou recetivo e alerta para esta temática. Obrigada CPCJ!
A adjunta da Diretora, Maria José Gregório
Segue o vídeo e as fotos do laço humano.
Atividade "Abril Na Voz dos Jovens" e exposição sobre o 25 de Abril
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
No dia 23 de abril as bibliotecas dos Centros Escolares do Agrupamento comemoraram o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de autor com a leitura aos alunos do Pré-escolar da história "Há um monstro no teu livro" do autor Tom Fletcher. É um livro interativo, muito divertido que conta a história dum monstro muito maroto que invadiu o livro.O Monstro aparece para destruir o livro, começa a comê-lo e tem de ser afastado O autor desafia os leitores a ajudá-lo a contar a história e a afastar o monstro. A atividade de expressão plástica proposta foi cada aluno construir o seu monstro em material reciclado. Com garrafas de plástico, restos de papel e carteiras de comprimidos elaboraram lindos monstros para contar a história.
O 25 de abril nas BE dos Centros Escolares
Memórias são coisas que ficam do tempo que passa. Coisas que recordamos. Há muitos anos, um dia cheio de vontade de mudar as nossas vidas ficou para vir a ser uma memória. A tua memória. A memória de todos nós. Falo do 25 de Abril do ano de 1974. Foi um dia de abrir novas memórias. (Alexandre Honrado)
Foi este o livro que, na hora do conto, as bibliotecas dos centros escolares escolheram para assinalar o 25 de Abril. Assim, os meninos do 3º e 4º ano puderam assistir a uma encenação. interpretada por três personagens e um figurante. Na hora da refeição, os pais do João contaram-lhe como foi vivido o 25 de abril e a importância desse dia para o nosso País. A Educadora Manuela, as assistentes operacionais das bibliotecas e dois alunos do 4º ano encarnaram os personagens de pai, mãe, filho e Salgueiro Maia a partir dum texto dialogado e adaptado do livro “25 de Abrir – o Abril que nos fez” de Alexandre Honrado. No final da representação os alunos foram convidados a debater o tema “Liberdade” e, em contexto de sala elaboraram um trabalho de escrita e ilustração associado à temática. Os professores receberam dos personagens da peça, um cravo. Para além desta atividade, as bibliotecas dos centros fizeram uma exposição bibliográfica e digital, os alunos fizeram cravos e pintaram desenhos alusivos ao 25 de abril para dinamizar o placard da biblioteca.
«Miúdos a Votos»: o dia das eleições
O Dia Mundial do Livro, 23 de abril, foi também dia de eleições de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?».
De norte a sul participaram cerca de 600 escolas; foram a votos 70 livros, escolhidos pelos alunos numa espécie de eleições primárias, em que participaram mais de 22 mil estudantes, propondo mais de 2 000 livros.
No nosso Agrupamento os alunos foram a votos para escolher os livros mais fixes: 107 alunos, do 1º ciclo, escolheram a obra ""A girafa que comia estrelas" e 133 alunos, do 2º ciclo, votaram na obra "Avozinha Gângster".
A votação decorreu com uma grande adesão e notou-se muito entusiasmo à volta das urnas. Brevemente iremos apresentar os resultados da votação a nível nacional.
A nossa escola nas competições Equamat e Mat 12
Nos dias 24 e 26 de maio, 27 alunos do 3.º Ciclo e 12 do Secundário participaram nas competições Equamat e Mat 12, respetivamente, que decorreram na Universidade de Aveiro. Esta atividade é dinamizada pelo Projeto Matemática Ensino [PMATE] e envolve todas as escolas do país. Os alunos são desafiados a responder, em 30 minutos, a 20 níveis com 4 questões cada, pondo à prova os seus conhecimentos matemáticos.