Com especial interesse para a comunidade educativa, destacamos a proposta de alteração do regulamento interno apresentada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação de Ferreira do Zêzere.

Esta proposta pretendia clarificar os procedimentos a adotar em caso de acidente escolar, de molde a assegurar o melhor tratamento destas situações, uniformizando a atuação dos diversos intervenientes, em todo o Agrupamento, e tornando as ações a implementar mais objetivas.

Como forma de melhor publicitarmos qual o procedimento a adotar em caso de acidente escolar, deixamos um excerto do artigo alterado (ponto seis):

«6 – Acidente Escolar

6.1 – Procedimentos:

1. Assegurar condições de segurança para a vítima.

2. Ligar para o número de emergência (112), identificando/descrevendo a situação que enfrenta e fornecendo a sua localização. Salienta-se que deve responder detalhadamente às questões que forem colocadas e que só deve desligar quando for dada essa mesma indicação.

2.1. Contactar o Encarregado de Educação.

3. Caso exista a necessidade de transporte para unidade hospitalar ou equiparado, após indicação dos serviços de emergência, e não se consiga contactar o Encarregado de Educação ou este não tenha ainda conseguido chegar ao local do acidente, a criança deverá ser acompanhada por um funcionário.

4. O funcionário(a)/professor(a) a contactar o número de emergência deverá ser sempre aquele que tiver mais informação ou que tenha assistido ao acidente, no sentido de ser prestada a informação mais completa possível.

Terminamos esta notícia com a informação de que o Conselho Geral passará a dar conhecimento do seu trabalho ao longo do ano letivo, através dos canais próprios do Agrupamento. Como sempre sucedeu, acolhemos com agrado todas as formas de colaboração que a comunidade educativa julgue por bem apresentar.

Relembramos que o Conselho Geral é o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade da escola, assegurando a participação e representação da comunidade educativa (professores, alunos, funcionários, encarregados de educação, autarcas e representantes da comunidade).