Durante o mês de abril e parte de maio, os alunos do CEA (Centro Escolar de Areias) e do CEFZZ (Centro Escolar de Ferreira do Zêzere) inscritos nas AEC aprenderam a fazer queijo fresco de forma tradicional com duas colaboradoras da Quinta das Valadas (Sofia Freitas e Tânia). Aprenderam também muitas coisas sobre leite e queijo. Sabiam que é necessária uma planta chamada cardo para ajudar a coalhar o leite?

As crianças tiveram ainda oportunidade de provar outros tipos de queijos confecionados na Quinta das Valadas, enquanto aguardavam a conclusão do processo. E que saborosos que eram!

Esta atividade foi dinamizada por mentores da Associação Tempos Brilhantes, responsáveis pelas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), e faz parte do projeto Artes e Tradições.

Um agradecimento especial à Quinta das Valadas, especialmente à D. Vanda pela imediata disponibilidade e à Sofia e à Tânia por toda a paciência.