Decorreu, dia 21 de maio de 2024, na Biblioteca da Escola Pedro Ferreiro, a final da XII edição do Concurso de Leitura Expressiva, do Ensino Secundário, nas modalidades de texto poético e narrativo/dramático, organizado pelas professoras de Português regular e profissional. Os alunos representantes das várias turmas foram eleitos pelos seus pares como os melhores leitores de cada turma.

Esta atividade teve como objetivo motivar para a leitura e eleger as três melhores leituras de cada um dos géneros.
Ao júri, constituído pelas professoras organizadoras Alda Sá, Berta Cruz e Margarida Gomes, pela diretora, professora Lina Serra e pelo presidente da Câmara Municipal, Bruno Gomes, coube a difícil tarefa de escolher os melhores leitores, tendo em conta, entre outros, a postura, o ritmo, a voz e dicção e a expressividade.

O júri, na sua intervenção, sublinhou a qualidade das participações, pelo que vencedores foram realmente todos aqueles que participaram. Esta opinião foi corroborada por todos os outros elementos do júri. Ainda assim, distinguiram-se na leitura de texto lírico: Mariana Rodrigues, 12.ºA, 1º lugar; em 2º lugar, Duarte Seabra, 12.ºA; em 3º lugar, Marta Cotrim, 12.ºA. Na tipologia de texto narrativo/dramático: em 1.º lugar, Miguel Rosa, 12.ºA; em 2º lugar, Camila Rodrigues, 12º A; em 3º lugar Leonor Silva, 12.ºB. No final, foi entregue, a todos os participantes e colaboradores, um certificado acompanhado, simbolicamente, por uma flor.
Aos vencedores foram atribuídos, pela escola, prémios em cartão Boock it /FNAC.

Parabéns a todos os que participaram e reiteradamente aos vencedores. BOAS LEITURAS!