Artigos
Exmos.(as) Srs/Sras. Encarregados(as) de Educação
As provas de aferição, este ano irão ser realizadas de forma digital. Tanto o Agrupamento, como os professores e, principalmente, os alunos, estão preparados. Para além de tudo, vai ser a 1.ª vez neste formato e cá estamos para aplicar o plano B, caso haja problemas na rede e/ou outro que possa surgir.
Apesar de não terem qualquer influência na avaliação final de ano, na realidade, as Provas de Aferição são Muito Importantes. Servem, primeiro que tudo, para que os professores, os alunos e as famílias saibam verdadeiramente os progressos que cada aluno está a fazer, o que já aprendeu e também aquilo em que poderá melhorar. Servem ainda para que tenhamos uma visão de conjunto sobre como estão os alunos a aprender, em cada escola e a nível nacional. O desempenho de cada aluno é classificado através de códigos, que correspondem a níveis de desempenho diferenciados. O resultado de cada aluno nas diferentes provas é apresentado no Relatório Individual da Prova de Aferição – RIPA, em que se destacam os pontos positivos e os desafios colocados nas novas aprendizagens. Isto é muito importante para definir o que poderá ter de se rever ou reforçar, no projeto da escola ou nas próprias políticas educativas.
Estes relatórios individuais, que contêm informação de natureza qualitativa, são disponibilizados às escolas, que, por sua vez, devem assegurar a sua divulgação junto dos alunos, dos respetivos encarregados de educação e dos professores. Estes relatórios serão disponibilizados até ao início do ano letivo de 2023-2024. Por favor, inspirem confiança aos vossos Educandos e valorizem estes momentos! Grata pela colaboração, no processo de aprendizagem dos vossos Educandos.
A Diretora do Agrupamento Lina Serra
Provas de aferição de Sandra Henriques