No dia 14 de setembro, os "caloiros" de 5ºano foram recebidos na sua nova escola pelos seus Diretores de Turma e pelos alunos do Ensino Secundário.
Viva! Tenho um padrinho/madrinha!
Abertura do ano escolar no Agrupamento de Ferreira do Zêzere
O arranque do ano letivo 2016/17 apresentou este ano uma modalidade diferente com a introdução de um dia dedicado ao convívio e formação.
Assim, com a colaboração da Câmara Municipal na pessoa do vereador da cultura e educação Dr. Hélio Antunes, realizou-se a cerimónia de abertura no Cineteatro Ivone Silva seguida de visita ao Concelho, almoço e, de tarde, duas sessões de formação abertas a toda a comunidade.
Dia do Diploma
No dia 9, ao fim do dia, a Escola esteve em festa para homenagear os alunos que concluíram o ensino secundário profissional e regular no ano letivo de 2015/2016 que receberam os diplomas da conclusão dos seus estudos.
Igualmente, aproveitou-se a oportunidade para entregar certificados de mérito aos alunos que levaram o nome da Escola e do Concelho a outros lugares através da participação em atividades de competição ou parceria com outras escolas, como por exemplo, de empreendedorismo, leitura, direitos humanos, desporto, etc.
Um momento alto da cerimónia foi o do testemunho dado por dois antigos alunos, agora no ensino superior, o João Nico e o Pedro Corda que falaram, para um auditório repleto de participantes, sobre a importância que a nossa escola teve no seu percurso de vida dando também algumas recomendações aqueles que se preparam para iniciar um percurso idêntico.
Acolhimento aos alunos do Pré_escolar
Os alunos que no próximo ano letivo vão para o primeiro ano no Centro Escolar de Ferreira do Zêzere foram recebidos no dia 3 de junho com muita alegria e amizade pelos seus colegas mais velhos precisamente aqueles que vão deixar o Centro e partir para a Escola Pedro Ferreiro.
Um grupo de cerca de 35 crianças do Pré-escolar do CEFZ e do Jardim da Santa Casa da Misericórdia foram acolhidos com a dança "Abraços", visitaram as suas futuras salas de aula e foram conhecer a Biblioteca.
Dia da Criança no Agrupamento de Escolas de FZZ
Festejou-se, no passado dia 1 de junho, o Dia Mundial da Criança que o Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere não poderia deixar de celebrar. Para comemorar esta data, o Grupo de Educação Física, com a colaboração com a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, organizou um evento desportivo, que teve lugar no campo sintético de Ferreira do Zêzere e envolveu todos os alunos do 3º e 4º ano, num total de 147 alunos.
Atividade “Acolhimento das Crianças da Creche Familiar Do CRIFZ”
Na passada quinta-feira dia 23 de junho, pelas 10 horas, recebemos no Centro Escolar de Ferreira do Zêzere as Amas da Creche Familiar e os futuros alunos do Pré-escolar.
Festa de final de Ano - Águas Belas
Receção aos alunos do 4º ano
A caminho da escola... "dos grandes!!!
Os alunos do 4º ano do Agrupamento visitaram no passado dia sete aquela que vai ser a sua escola nos próximos anos – a E.B.2,3/S Pedro Ferreiro.
Bandeira Eco-escolas no Centro escolar Luís Ribeiro Pereira
No passado dia 1 de junho no centro escolar Luís Ribeiro Pereira, realizou-se a cerimónia do hastear da bandeira verde do projeto Eco-escolas, com a presença dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo, das suas educadoras e professores, das funcionárias, de representantes da Autarquia, da Associação de Pais, assim como de todos os elementos do Conselho Eco-escolas.
Turismo industrial

Os alunos dos Cursos Profissionais de Comércio e Turismo Ambiental e Rural, realizaram no dia 27 de abril uma visita de estudo ao Turismo Industrial em S. João da Madeira. Foram visitadas as Empresas: Fábrica de calçado de homem Evereste, a Fábrica de Lápis Viarco e o Museu da Chapelaria.
Alunos de Ferreira do Zêzere no TOP 10 do Campeonato SuperTmatik
Durante o ano letivo 2015-2016 realizou-se na Escola sede do Agrupamento de Escolas de Ferreira de Zêzere o campeonato SuperTmatik que culminou na grande final mundial “Supergame SuperTmatik”. Todos os alunos que nos representaram obtiveram uma boa prestação pois, para chegar à fase nacional, os alunos têm de vencer as fases intraturmas e interturmas, demonstrando que são campeões nos diferentes domínios a que concorrem.
Concurso de Leitura Expressiva 2016
Decorreu, dia 13 de maio de 2016, na Biblioteca da Escola Pedro Ferreiro a final da VII edição do Concurso de Leitura Expressiva, nas modalidades de texto poético e narrativo/dramático, organizado pelos professores de português do ensino secundário regular e profissional. Os alunos representantes das várias turmas foram eleitos pelos seus pares como os melhores leitores de cada turma.
Serviços de Psicologia e Orientação

O que é o Serviço de Psicologia e Orientação?
É uma unidade especializada de apoio educativo, integrada na rede escolar, que desenvolve a sua ação nos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.
Quais as competências do psicólogo?
De acordo com o Decreto-Lei nº184/2004 de 29 de julho, o psicólogo, no quadro do projecto educativo de escola e no âmbito do serviço de psicologia e orientação respectivo, desempenha funções de apoio sócio-educativo, em especial as cometidas pelo artigo 4º do Decreto-Lei nº.300/97, de 31 de outubro, competindo-lhe, designadamente:
a) Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal;
b) Participar na definição de estratégias e na aplicação de procedimentos de orientação educativa para o acompanhamento do aluno ao longo do seu percurso escolar;
c) Intervir, a nível psicológico e psicopedagógico, na observação, orientação e apoio dos alunos, promovendo a cooperação de professores, pessoal não docente, pais e encarregados de educação, em articulação com recursos da comunidade;
d) Participar nos processos de avaliação multidisciplinar e, tendo em vista a elaboração de programas educativos individuais, acompanhar a sua concretização;
e) Conceber e desenvolver programas e acções de aconselhamento pessoal e vocacional a nível individual ou de grupo;
f) Colaborar no levantamento de necessidades da comunidade educativa com o fim de propor as medidas educativas adequadas;
g) Participar em experiências pedagógicas bem como em projectos de investigação e em acções de formação de pessoal docente e não docente, com especial incidência nas modalidades de formação centradas na escola;
h) Acompanhar o desenvolvimento de projectos e colaborar no estudo, concepção e planeamento de medidas que visem a melhoria do sistema educativo;
i) Colaborar com os órgãos de administração e gestão da escola ou das escolas onde exerce funções.
Quem pode recorrer ao Serviço de Psicologia e Orientação?
Os alunos, os pais/encarregados de educação, os docentes e não docentes do agrupamento.
Localização e horário de funcionamento
Sala 10 - Escola EB 2,3 S/Pedro Ferreiro (segundas, terças e quintas-feiras das 08h50 às 18h30)
Centro Escolar de Ferreira do Zêzere (quartas-feiras das 09h30 às 17h30)
Contactos:
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Exames Nacionais e Provas Finais 2024-2025

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Período de inscrição para os Exames Nacionais de 6 a 19 de março.
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Manual PIEPE 2024:
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Folhetos esclarecedores para inscrição nos Exames 2025 nos cursos Científico-Humanísticos e nos cursos Profissionais (em anexo).
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Despacho Normativo n.º 2-A/2025 que aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo de 2024/2025 (em anexo)
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Os alunos do 12º ano que pretendem candidatar-se ao Ensino Superior devem fazer o Pedido de Senha em https://www.dges.gov.pt/online/senhaacesso/pedir.aspx
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Devem guardar em pdf o documento do pedido de senha e anexá-lo, na PIEPE, quando efetuarem a inscrição para os exames;
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Os alunos que já possuem o 12º ano e só pretendem a Ficha ENES devem também fazer esse pedido através da PIEPE.
- Despacho n.º 14526/2024, de 9 de dezembro de 2024, que aprova o calendário, para o ano letivo de 2024-2025, das provas de Monitorização da Aprendizagem, das provas finais do ensino básico, das provas de equivalência à frequência do ensino básico, dos exames finais nacionais do ensino secundário e das provas de equivalência à frequência do ensino secundário.
- Ofício para a utilização de calculadoras nos ensinos básico e secundário + Lista das mesmas
- Guia para a realização das Provas-Ensaio
- Calendarização Provas Equivalência à Frequência 24_25
- Calendarização Provas Finais de Ciclo 24_25
- Calendarização Provas ModA 24_25_4º_6ºanos
Podcast "Fzz pelos Direitos Humanos"
Um podcast escrito e produzido pelos alunos do projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos da Escola Pedro Ferreiro.
Este primeiro epiódio surge no dia 8 de março no âmbito da Comemoração do Dia Internacional da Mulher, porque ainda é preciso e lutar pelos seus Direitos e lembrar a importância de muitas mulheres notáveis da nossa história.
Podcast "Vozes dos Direitos Humanos"
Um podcast escrito e produzido por estudantes das 10 Escolas Amigas dos Direitos Humanos da Amnistia Internacional Portugal.
Em cada episódio exploramos um tema de direitos humanos e lançamos convites de ativismo. Podes ouvir o podcast individualmente ou utiliza-lo para começar um debate na tua turma ou grupo de amigos.
Episódio 9 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, de S. João da Madeira.
A ONU declarou 2021 como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil como contributo para combater esta realidade que atingia 160 milhões de crianças em todo o mundo, em 2020. Neste episódio sabe mais sobre o trabalho infantil e as suas consequências e conhece as formas de proteger crianças e jovens a nível mundial.
Episódio 8 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes da Escola Secundária Gama Barros, do Cacém, Sintra.
Neste episódio dedicado à liberdade e igualdade de todos os seres humanos, em especial, para as pessoas LGBTI, a Escola Secundária Gama Barros relembra o importante papel da comunidade educativa na promoção da igualdade e não-discriminação desta comunidade.
Episódio 7 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes do Agrupamento de Escolas de Paços de Ferreira.
O episódio reúne testemunhos dos alunos do Grupo de Teatro "Máscaras" da Escola Secundária de Paços de Ferreira, que refletem sobre a forma como o Teatro pode proteger a liberdade, incentivando ao uso da palavra e da representação como forma de defesa da liberdade de expressão, propagando-a, denunciando a sua violação e incentivando, através da autorreflexão, à ação.
Episódio 6 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira.
Qual a razão do destaque sobre a grande falta do direito à habitação? Neste podcast exploramos porque é que este tema está na ordem do dia e como é que a situação atual está a impactar a vida das pessoas e a pôr em causa a garantia do direito à habitação.
Episódio 5 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz
Para assinalar o Dia Internacional da Mulher o Clube de Direitos Humanos da Escola Secundária Rainha Santa Isabel em Estremoz, evoca algumas mulheres que dedicaram a sua vida à luta pela igualdade de direitos.
Episódio 4 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz
A liberdade de expressão é um direito fundamental, inseparável de todos os outros direitos. Neste podcast ficas a saber como está protegida pela lei internacional, mas também como continua a ser ameaçada em muitos países do mundo. Apesar das ameaças à liberdade de expressão é importante estarmos conscientes do que podemos fazer, individual ou coletivamente para protegê-la.
Episódio 3 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere
A inclusão antes de ser uma política é sobretudo uma ação, e a tua ação pode fazer a diferença. A inclusão procura lidar com as diferenças e não excluir ninguém seja na escola, seja na sociedade. Tentamos saber junto de alguns dos nossos colegas estrangeiros se eles se sentiam incluídos na nossa escola. A nossa escola tem promovido algumas ações para a inclusão dos alunos e numa altura em que nos chegam cada vez mais alunos de outros países é muito importante termos este aspeto bem presente.
Episódio 2 - Podcast escrito e interpretado pelos estudantes do Agrupamento de Escolas do Fundão
Com certeza que já deste conta que no início do mês de dezembro multiplicam-se as atividades sobre direitos humanos. O que talvez não saibas é que estas comemorações estão relacionadas com o dia 10 de dezembro, pois esta data assinala a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pelas Nações Unidas. Um marco histórico na proteção dos direitos humanos que consagra que todas as pessoas são iguais e têm os mesmos direitos. Descobre neste podcast algumas curiosidades sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em jeito de quiz, vais ficar a saber, entre outras coisas, como foi redigida, quem esteve envolvido e que países tiveram dúvidas na hora de votar.
Episódio 1 - Podcast escrito e interpretado por estudantes da Escola Secundária Prof. Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira)
A violência contra as mulheres é endémica. Uma em cada quatro mulheres já sofreu violência às mãos do seu parceiro. Em Portugal os últimos números dão conta de 7631 queixas às autoridades de violência doméstica e 9 vítimas mortais. O combate à violência contra as mulheres só pode ser feito com um esforço concertado entre governos, comunidades e pessoas e todas e todos nós temos um papel na promoção dos direitos das mulheres.
Maratona de Cartas 2021

A MARATONA DE CARTAS é o maior evento de Direitos Humanos organizado pela Amnistia Internacional.
O Agrupamento no âmbito do projeto Escola Amiga dos Direitos Humanos tem colaborado com esta iniciativa.
Mais uma vez vimos apelar a que assinem (on line) os cinco casos deste ano!
Conheça os casos e assine em https://www.amnistia.pt/maratona-escolas/
Veja os vídeos correspondentes em https://www.youtube.com/playlist?list=PLYQlo6joUKEEDVmbqiXL6pj2YvlfbZRrp
Ao assinar introduza o código da Escola: QH63
Os alunos do 9º e do 12ºB estão a trabalhar o tema em Cidadania:
Repórteres pela Igualdade
A Escola EB2,3/S Pedro Ferreiro respondeu ao Desafio Escolas Amigas dos Direitos Humanos 2021 e produziu um vídeo que será utilizado nos próximos anos letivos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Os Repórteres pela Igualdade entrevistaram diversos alunos, professoras e assistentes operacionais sobre o tema da discriminação e deram voz aos testemunhos recolhidos de forma anónima na escola, dramatizando as situações de discriminação denunciadas.
Este trabalho envolveu vários alunos ligados ao Projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos e permitiu a união do grupo.
Pode ver os vídeos de todas as Escolas Amigas aqui
5º Encontro das Escolas Amigas dos Direitos Humanos
No fim de semana de 16 a 18 de abril decorreu o 5º Encontro das EADH. Pela primeira vez decorreu num formato totalmente online através das plataformas Discord e Teams.
A nossa escola participou com 5 alunos (2 de 8ºano, 2 de 9º e 1 de 12ºano) para além da professora Coordenadora.
Veja o artigo completo no site da Amnistia Internacional Portugal.
Foi um fim de semana diferente e muito rico para todos os participantes.
Maratona das Cartas 2020

Os alunos do 5º ano de escolaridade da Escola EB 2, 3 /S Pedro Ferreiro, com a orientação da professora Filomena David, quiseram juntar-se à Maratona das Cartas 2020 e escrever cartas e postais para algumas das pessoas que estão a ser apoiadas pela Amnistia Internacional.
O resultado foi muito positivo porque, para além de terem trabalhado a temática dos Direitos Humanos em sala de aula, os alunos puderam observar casos onde estes estão a ser violados e transportá-los para o seu quotidiano.
A professora Conceição Godinho também se juntou a este evento com a elaboração de algumas pinturas e desenhos com recurso a diferentes técnicas.
Esperamos que estas cartas, postais e pinturas transmitam algum conforto àqueles que as receberem.
Dia dos Direitos Humanos e Hastear Bandeira EADH

No dia 10 de dezembro, na Escola E, B 2, 3/S Pedro Ferreiro celebrou-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos com o hastear da bandeira da Escola Amiga dos Direitos Humanos. Nesta cerimónia estiveram envolvidos os alunos dos 11ºA e 11ºB, do 7ºA e aqueles que colaboram com o projeto EADH.
Em sala de aula, vários docentes de todo o Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere estão a trabalhar a temática dos Direitos Humanos e a apresentar aos seus alunos os casos da Maratona das Cartas 2020.

Maratona de Cartas 2020
A MARATONA DE CARTAS é o maior evento de Direitos Humanos organizado pela Amnistia Internacional.
O Agrupamento no âmbito do projeto Escola Amiga dos Direitos Humanos tem colaborado com esta iniciativa.Mais uma vez vimos apelar a que assinem (on line) os seis casos deste ano!
Conheça os casos e assine em www.amnistia.pt/maratona/
Ao assinar introduza o código da Escola: 9JPZ
We Remember
O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto celebra-se anualmente a 27 janeiro.
A data de 27 de janeiro foi escolhida para a celebração deste dia por possuir um significado especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi, Auschwitz, localizado na Polónia, pelas tropas da União Soviética.
O Movimento We Remember é um movimento internacional Contra o Esquecimento. A nossa escola juntou-se a este movimento porque Nós Lembramos - WE REMEMBER!
Almoço da Família - 15 de maio
No passado dia 15 de maio, realizou-se em todos os estabelecimentos do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere a celebração do Dia Internacional da Família. Assim, todos os alunos desde o Pré-escolar até ao Secundário tiveram a oportunidade de almoçar com um (ou mais) elemento(s) da sua família, na Escola Sede do Agrupamento ou num dos nossos Centros Escolares de Areias ou Ferreira do Zêzere.
#70DUDH

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi adotada no dia 10 de dezembro de 1948, proclamando que os direitos humanos são universais e aplicam-se a todas as pessoas.
No ano em que se comemoram os 70 anos da assinatura da DUDH quis a escola celebrar este dia de uma forma especial, assim, na tarde do dia 11 os alunos do 5º e do 7º ano, que ao nível da disciplina de Cidadania têm trabalhado a questão dos direitos humanos, aliaram-se aos alunos do projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos para uma atividade de escrita humana alusiva à data.
O nosso bem-haja a todos os que tornaram a atividade possível: Bombeiros de FZZ, COJ, Professores, Funcionários e Alunos.
Maratona de Cartas 2018
Todos os anos, durante o último trimestre, a Maratona de Cartas mobiliza mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo para que assinem cartas em prol do fim das violações de direitos humanos.
O Agrupamento alia-se à Amnistia Internacional em prol da defesa dos direitos humanos. Junte-se a nós neste ato de ativismo!
Assine na escola, com algum aluno que lhe peça colaboração ou assine online no site da Amnistia Internacional.
São 5 os casos deste ano (clique para saber mais):
- Atena Daemi do Irão
- Marielle Franco do Brasil
- Nonhle Mbuthuma da África do Sul
- Geraldine Chacón da Venezuela
- Vitalina Koval da Ucrânia
Atividade Dia da Família
Evento "Escolas Amigas dos Direitos Humanos"
Dia da Família
O dia 15 de maio é o Dia Internacional da Família, para o comemorar o Agrupamento de Escolas convidou os pais e/ou Encarregados de Educação a almoçarem com os seus filhos/educandos na cantina/refeitório escolar.
Muitos foram os que se puderam juntar aos seus educandos e a refeição decorreu com um ambiente familiar e muito feliz.
Acreditamos que de facto é nos pequenos gestos, que se operam as grandes mudanças…
Muito obrigada a todos os que permitiram que esta atividade fosse possível.
Workshop de "Participação Ativa"
No dia 04 de maio das 10h50m às 13h30m, no Auditório da Biblioteca, decorreu um workshop ministrado pela Amnistia Internacional sobre “Participação Ativa nas Escolas”.
Pretendia-se estimular nos alunos que já ocupam cargos de liderança a capacidade de levarem os seus colegas a serem proativos e a envolverem-se de forma positiva na vida da escola.
Participaram 18 alunos com diversos cargos, desde delegados e subdelegados até elementos da Associação de Estudantes dos dois ciclos de ensino.
Encontro Nacional de Estudantes EADH
Este é um projeto internacional de parceria entre a Amnistia Internacional e várias escolas, de 20 países espalhados pelas várias regiões do mundo, que pretende criar nas escolas, ambientes respeitadores dos Direitos Humanos em todas as áreas da vida escolar.
Semana dos Direitos Humanos
No âmbito da Comemoração do Dia dos Direitos Humanos a 10 de dezembro, os alunos do projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos (EADH) de 2ªf dia 5 a 6ªf dia 9 desenvolveram atividades no sentido de lembrar à Comunidade Escolar alguns dos Direitos Fundamentais das pessoas.
STOP BULLYING

Stop Bullying em letras humanas "desenhadas" na mobilização do projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos no dia 9 de maio.
Almoço do Dia da Família
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Família, assinalado a 15 de maio, realizou-se na 2ªfeira dia 16, na Cantina Escolar um almoço de pais e/ou Encarregados de Educação com os seus filhos/educandos.
Flores para as meninas do Burkina Faso
Os casamentos precoces no Burkina Faso foram um dos temas da Maratona de Cartas de 2015 que decorreu no nosso agrupamento. Nesta iniciativa apresentámos o caso de “Maria” (nome fictício) que tinha 13 anos quando o pai a obrigou a casar com um homem de 70 anos. Maria não é um caso único. No Burkina Faso, existem milhares de raparigas e adolescentes que são forçadas a casar precocemente.
Projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos / Stop Bullying!
O projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos começou a ser implementado pela Amnistia Internacional Portugal no ano letivo de 2013/2014, em cinco escolas portuguesas, aumentando para seis escolas no ano letivo de 2014/2015. O projeto que pretende trazer os direitos humanos para dentro do espaço escolar é já implementado em mais de 90 países por todo o mundo.
Uma escola amiga dos direitos humanos promove, respeita e ensina para e através dos direitos humanos, criando oportunidades para a participação ativa de todos os atores da comunidade escolar. A Amnistia Internacional obteve um financiamento da Comissão Europeia para implementar o projeto “Stop Bullying! Uma abordagem baseada nos direitos humanos para combater a discriminação nas escolas” nas seis escolas com que tem vindo a trabalhar.
No passado dia 23 de Outubro no auditório da Escola Secundária Reynaldo dos Santos em Vila Franca de Xira decooreu um Encontro Nacional de Estudantes das seis EADH, com a participação de 10 estudantes e 1 professor de cada uma das escolas envolvidas no mesmo. Com os seguintes objetivos:
a) Criar uma rede de estudantes das escolas envolvidas no projeto;
b) Adquirir novos conhecimentos sobre bullying e discriminação;
c) Desenvolver mecanismos de prevenção de bullying e discriminação nas escolas e nas comunidades locais.
Os nossos 10 estudantes representaram muito bem a escola e vêm cheios de ideias para aplicar e melhorar a forma como se está na Escola Pedro Ferreira!

Escolas Amigas dos Direitos Humanos
Encontra-se em anexo a "Análise do Questionário de Medição da Temperatura do Bullying nas Escolas - 2014-2015" 
ERASMUS - PROSTEAM
IO3 - Portugal

Decorreu entre 23 e 27 de outubro de 2023, no IPT . Instituto Politécnico de Tomar (página oficial) e no Agrupamento Escolas Ferreira do Zêzere, o IO3 do Projeto Erasmus+ KA2 “Promoting and disseminating STEAM in primary school ”PROSTEAM".
“Learning, Teaching, Training Activities” e “Transnational Project Meetings”, foram os desafios/atividades promovidas neste encontro que juntam nove parceiros (Portugal ; Lituânia , Itália e Sérvia ), neste projeto Internacional, com o objetivo de melhorar o interesse e as competências dos alunos no STEAM (Science; Technology; Engineering; Arts; Mathematics).
Continuaremos empenhados no desenvolvimento e validação de diversas tarefas educativas, relacionados com o STEAM, a implementar nas escolas do 1⁰ ciclo.
Uma excelente semana de boas práticas letivas e científicas por parte dos nossos docentes.

Erasmus - Mobilidades Espanha e Itália


Devido à Pandemia Covid 19, ficaram por realizar as duas últimas mobilidades do Projeto Erasmus relativo ao biénio 2019/2020 – “Ethos of Europe – Acting for Integration”.
Na semana de 23 a 25 de março decorreu a mobilidade a Valência – Espanha, nesta os alunos participaram em vários workshops: “Painting the world”, “Racism and the Power Game” e "Make up a biography”.
Na primeira semana de maio decorreu a mobilidade a Nápoles – Itália, na qual os alunos participaram nos seguintes workshops: “Understanding Immigration”, “In immigrant’s shoes” e “Food Relations”.
Temos a certeza que esta experiência contribuiu muito para o desenvolvimento de novas aprendizagens e consolidação de valores como a tolerância, o respeito, a partilha, a solidariedade, entre outros.
Apesar destas mobilidades serem online os nossos alunos empenharam-se em todas as atividades e estão de Parabéns!
Dinamizadores do Projeto: Elsa Lágea, Aida Rodrigues e Bruno Paixão
ERASMUS+ - LITUÂNIA

Na madrugada do dia 11, lá estávamos nós, cheios de frio e sono, mas com muita vontade de “embarcar” nesta aventura: ir para a Lituânia.
Apesar da ansiedade, tínhamos a certeza que ia ser uma experiência divertida.
A viagem ia ser longa por isso aproveitámos para descansar durante a viagem. Antes de chegarmos à Lituânia fizemos escala na Finlândia onde aproveitámos para conhecer também este país.
Quando chegámos à Lituânia fomos ao encontro das famílias que nos iriam acolher durante uma semana.
ERASMUS + - Áustria - 31/03 a 07/04/2019

No âmbito do projeto Erasmus + “Ethos of Europe – Acting for Integration”, partimos no dia 31 de março com destino a Viena, na Áustria. A vontade de ir era enorme, mas os nervos eram igualmente enormes, apesar de tudo a viagem correu bem!
Quando chegámos ao aeroporto de Viena fomos almoçar e logo depois fomos de comboio com destino a Voecklabruck, onde nos encontrámos com as famílias de acolhimento.
Erasmus + 5º dia (11.fev.2019)
O último dia de atividades começou no Centro Cultural com um Seminário intitulado "Desafios e Oportunidades para Migrantes e Refugiados", onde participaram Paula Marques da instituição SOGA (Sevir Outra Gente com Amor), Henrique Pinhel da Guiné Bissau e vários pais e Encrregados de Educação de alunos a frequentar o nosso Agrupamento, e que são ou foram migrantes (Roménia, Uruguai, Brasil, Inglaterra e Suiça).
Depois do almoço decorreu uma tarde cultural com a apresentação dos trabalhos elaborados nos Wokshops de dança e música e alguns momentos musicais por alunos do nosso agrupamento. Depois da entrega dos certificados de participação juntou-se todo o grupo e as famílias dos alunos portugueses na escola para o Jantar de encerramento.
O jantar foi animado por alunos do curso de Turismo Ambiental e Rural no âmbito da disciplina de Técnicas de Atendimento e Animação.
Foi uma semana extremamente rica para todos os envolvidos. Até à próxima mobilidade!
Fotos do 5º dia - clique para ver







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