Os nossos alunos colocaram-se na posição de seis países com posições bastante diferentes relativamente a esta questão: Portugal, Alemanha (país europeu que acolherá maior número de refugiados segundo as quotas de distribuição da UE), Hungria (país europeu que tem criado os maiores obstáculos ao acolhimento de refugiados), Arábia Saudita (país vizinho rico que não acolhe refugiados; um dos principais doadores para os mecanismos de ajuda aos refugiados), Líbano (país vizinho com maior população de refugiados em relação à sua população nacional  -  232 refugiados/1000 habitantes) e Reino Unido (país europeu que não pertence a espaço Schengen e recusou-se a participar no sistema de quotas aprovado pela União Europeia, tem plano próprio de acolhimento de refugiados. Foram ainda expostas as posições da Amnistia Internacional que apontou vários mitos sobre os Refugiados e a posição do hipotético Movimento Portugueses Primeiro - que defende uma série de ideias que circulam nas redes sociais sobre os refugiados.

No entanto, o ponto alto desta atividade foi quando, após a Cimeira, recebemos a família síria que se encontra já a viver em Ferreira do Zêzere desde dezembro de 2015, com o apoio da Fundação Maria Dias Ferreira e que nos deu seu o testemunho de vida, tendo também respondido a diversas questões colocadas pela assembleia. Foi emocionante ouvir uma história real contada na primeira pessoa por um casal que sofreu imenso até chegar até nós.

Será publicado na revista Escola Informação um artigo escrito escrito por Luísa Marques da Amnistia Internacional sobre esta atividade em Ferreira que aconselhamos a leitura, pode ler aqui.

Aconselhamos também a leitura do documento da Amnistia Internacional - 10 Mitos sobre os Refugiados.