Assim, o Rafael da associação ENTREAJUDA e o Pedro da Empresa Sair da Casca realizaram uma formação de voluntariado, dedicada a alunos do Ensino Secundário com o objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a prática do Voluntariado como expressão de Cidadania ativa.
Os presentes foram convidados a identificar problemas na sua comunidade onde pudessem intervir e prontamente pensaram em vários casos salientando-se o 'Isolamento dos idosos' não só os que estão em lares mas, também os que estão sozinhos em casa. Com este exemplo, o Rafael e o Pedro ajudaram a delinear um projeto consistente que inclui também a iniciativa dos voluntários, apoiados pela escola, irem pedir colaboração às entidades locais que queiram ter uma atitude concertada com estes.
Outra ideia que ficou foi a da importância de espalhar a ideia de voluntariado nos colegas do 1º, 2º, 3º, ciclos.
O grupo está, portanto, preparado para avançar por novos caminhos embora continuando a desenvolver  o trabalho já iniciado com a receção de ex-alunos e passagem dos seus testemunhos."