O Prémio de Mérito Escolar Fundação Maria Dias Ferreira destina-se a premiar os melhores alunos que, no ano letivo imediatamente anterior tenham frequentado os estabelecimentos de ensino do concelho de Ferreira do Zêzere e é atribuído ao (s) melhores aluno(s) de cada ano de escolaridade do 4º ao 12º, de acordo com o seguinte:

a) No 1º Ciclo consideram-se os alunos com nível máximo nas 3 disciplinas e áreas curriculares não disciplinares e com nível 5 nas Provas Finais de Português e/ou Matemática.

Nestas condições tivemos no ano letivo passado: António Pedro Vicente Martins e Daniel Alexandre Nunes de Oliveira

b) No 2º e 3º Ciclos consideram-se os alunos com nível 5 a todas as disciplinas e “satisfaz bem” nas áreas curriculares não disciplinares ou nível 4 a uma das disciplinas, nível 5 às restantes e “satisfaz bem” nas áreas curriculares não disciplinares. Nenhum dos alunos do 2º e 3º Ciclo reuniu estas condições

O prémio de mérito escolar Fundação Maria Dias Ferreira é também, atribuído aos alunos com melhor classificação externa nos anos terminais de ciclo. Também nesta categoria não houve alunos a preencher os requisitos

c) No Secundário consideram-se os alunos com média das classificações internas do 3º período igual ou superior a 17 valores ou com média de exames igual ou superior a 17.

Assim, com média das classificações internas igual ou superior a  17  a Andreia Gregório –11º ano e com média de exames igual ou superior a 17 a Inês Leitão

Categoria de Esforço e Dedicação

Perseguir resultados com grande tenacidade, numa atitude de melhoria contínua, apesar de enquadramentos por vezes adversos, são comportamentos que a Fundação Maria Dias Ferreira quer promover com a atribuição deste Prémio, acreditando que os fins são importantes mas que não devemos esquecer os meios para lá chegar. Nem todos podem ser os melhores. Mas todos se podem esforçar por ser melhores. E isso faz toda a diferença. Com esta categoria pretende-se que as nossas crianças e jovens se sintam integrados no ambiente escolar e acreditem que, pese embora as mais variadas dificuldades, vale sempre a pena aprender.

Qualquer elemento da Comunidade Escolar pode, de acordo com fundamentação adequada, propor alunos para esta categoria, bem como para a seguinte (Companheirismo e solidariedade). O júri depois de analisadas todas as propostas e relativas fundamentações, escolhe um aluno por ciclo de ensino.

No 2º ciclo, proposto pelo Conselho de turma, um aluno a distinguir pelo esforço e evolução escolar e comportamental apesar das adversidades de uma doença crónica e sucessivos tratamentos e internamentos durante o ano letivo - Daniel Alves

Categorias de Companheirismo e Solidariedade

No meio de tantas exigências, muitas vezes é fácil os alunos seguirem trajetórias mais egocêntricas, baseadas na máxima satisfação dos seus interesses pessoais e donde resulta uma enorme desatenção aos problemas e às necessidades daqueles que os rodeiam.

Conseguir elevados níveis de companheirismo e estar atento às necessidades dos outros, no meio deste ambiente complexo, não só não é fácil como raramente é devidamente valorizado.

Neste enquadramento, a Fundação Maria Dias Ferreira tem premiado atitudes de companheirismo e de solidariedade manifestadas pelos alunos, na convicção de que, estará a dar um contributo para que, desde os primeiros passos na Escola, as nossas crianças e jovens se sintam integrados no ambiente escolar, fazendo parte de um projeto comum onde todos são importantes, têm o seu espaço e devem ser apoiados.

Assim, nesta categoria no 3º ciclo, proposto pelos funcionários da Biblioteca e COJ um adolescente alegre e divertido de sorriso aberto e cativante. Dinâmico e dinamizador está sempre pronto a ajudar os outros sem pedir nada em troca. Acompanhado pela sua viola e humildade, está sempre disponível para criar uma Festa - Rúben Salteiro

No secundário, também proposto pelos funcionários da Biblioteca e COJ um aluno sereno e afável, que cativa ao primeiro contacto pela sua simpatia e humildade; amigo e protetor dos alunos mais novos está sempre disponível para oferecer ajuda e proteção, um padrinho que todos gostariam de ter - David Graça.