Sobre este Encontro a Catarina refere “foi das melhores experiências que já tive, para além de ter conhecido pessoas de outros países, conheci também um pouco do contexto em que vivem e estudam, ajudando-me a perceber o que se passa nas escolas amigas dos Direitos Humanos dos outros países. Tendo sido as sessões de trabalho no colégio Don Bosco deu ainda para conviver com os estudantes de Palermo, percebendo também o contexto que nos rodeava.” Já o Rúben disse “Foi uma experiência muitíssimo interessante a vários níveis tais como cultura geral, comunicação, para nos ajudar a definir uma opinião própria face aos acontecimentos, novas experiências, novas amizades e… podia continuar infinitamente! Acho que este tipo de atividades são algo que faz falta nos dias de hoje.”

Foi de facto uma experiência única e muito enriquecedora quer ao nível da troca de experiências quer, principalmente, ao nível das relações humanas. Ficou uma rede de contactos estabelecida que  será certamente muito útil em próximas atividades e projetos.

O Encontro terminou com a realização de uma mobilização (flash mob) sobre o bullying, na Praça Massimo em Palermo, planeada e organizada pelos alunos do Encontro. Foi o ponto alto do encontro e muito interessante de ver e de participar.

O Coordenador do Projeto Stop Bullying em Portugal fez-nos chegar o seguinte comentário: “Estamos extremamente orgulhosos do “nosso” grupo de alunos e professores, que se revelaram como os mais multifacetados e participativos durante este campo internacional de jovens. Em todos os momentos de avaliação interna, o staff internacional da Amnistia teve sempre como referência o grupo de Portugal como exemplo a seguir.”

A Catarina disse ainda “Em suma, foram três experiências diferentes (Encontros em Vila Franca, Leiria e Palermo), mas todas me enriqueceram como pessoa e me fizeram pensar sobre o que realmente são os Direitos Humanos e para que existem no mundo de hoje.” Já o Rúben disse que “Este tipo de projetos além de instruir alunos, forma pessoas de bom caráter e com valores que fazem a diferença na sociedade de hoje. Faço planos de ajudar a dinamizar atividades deste género na nossa escola.”

Era esse o nosso objetivo criar nos alunos vontade de fazer mais, como estudantes e como pessoas, estamos cá para os ajudar…