No encontro nacional da juventude, que decorreu em Fátima, entre os dias 20 e 22 de novembro, participaram os alunos do 12ºB – Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural” da nossa escola. Tivemos  a oportunidade de, em conjunto com outros jovens e associações, elaborarmos a “Carta de Recomendações Para As Políticas da Juventude”, uma vez que o futuro é de todos nós e, por isso, temos de ter uma atitude proativa na sua construção.

Dada a extensão da referida carta iremos partilhar apenas os tópicos gerais e algumas das medidas sugeridas:

a)    Associativismo, Juventude e Cidadania

·         Estimular o espírito associativo através do fomento da solidariedade coletiva, valorizando o autoconhecimento, o desenvolviemnto e a corresponsabilização individual

·         Reforçar os Conselhos Municipais de Juventude, enquanto espaços de aprtilha e particpação ativa dos jovens

·         Valorizar o voluntariado enquanto competência pessoal e social

·         Sensibilizar os jovens para a importância da sua participação ativa e cívica.

b)    Educação e Formação

·         Valorizar os processos intergeracionais através do reforço ca consciência coletiva

·         Desenvolver estratégias de valorização de “Soft Skills” (competências pessoais em oposição às competências técnicas)

c)    Empregabilidade

·         Promover o empreendedorismo de forma responsável, como uma alternativa e não como uma solução à situação de desemprego

·         Melhorar as medidas de empregabilidade dos jovens, assentes em pressupostos que facilitem a sua transição do ensino para o mercado de trabalho

d)    Coesão Social

·         Incentivar a prática da economia das trocas;

·         Fomentar a criação de parcerias e redes entre o setor lucrativo e não lucrativo

e)    Que percursos para a mudança? Como dar o salto?

·         (Re) inventar profissões

·         Promover uma sociedade mais ética, solidária, assente nos valores e princípios de respeito e comprometida com o bem comum

·         Reforçar o papel da escola como espaço de desenvolvimento pessoal, através de um melhoramento ao nível dos curricula com a finalidade de contribuir para os processos de mudança e inovação nas relações.

“A mudança começa dentro de cada um de nós. Quem quer fazer encontrará um meio...”

Os alunos do 12ºB

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