Os alunos do curso vocacional começaram por apresentar os trabalhos realizados na disciplina de Saúde Bem-Estar, no âmbito do projecto “0 % álcool, 100 % de vida”, proposto pelo PESES (Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual). Foram debatidos aspetos muito pertinentes tais como: o facto da dependência do álcool afetar o indivíduo, a família e a sociedade; a relação entre a quantidade de bebidas alcoólicas e a sua graduação, pois nem todas as bebidas possuem a mesma quantidade de álcool; os perigos da dependência do álcool na gravidez; os efeitos da dependência do alcoolismo no organismo; a relação entre a dependência do álcool e o risco de acidentes de viação, de trabalho e o desempenho de um trabalhador; o facto de o fígado estar apenas “ maduro” a partir dos dezoito anos e de ser permitido por lei o consumo de bebidas alcoólicas fermentadas a partir dos dezasseis anos sendo que o consumo de bebidas destiladas é permitido a partir dos 18 anos; o facto de o metabolismo do álcool no organismo da mulher ser diferente do metabolismo no corpo do homem e a eliminação do álcool do organismo ser um processo que demora horas; referência aos níveis de álcool no sangue permitidos por lei (0,49g/l), sendo dado conhecimento de que em alguns grupos de trabalhadores este limite é bem mais restrito.

Os alunos tiveram ainda oportunidade de experimentar um alcoolímetro de despiste e tomaram conhecimento de algunssites onde podem obter mais informações sobre este tema tendo explorado o site do SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências).

Uso? Abuso? Dependência?

Alunos do Curso Vocacional Saúde e