Ao nível do Ensino Secundário, a escola continua a obter uma média superior à média esperada, contudo, observando os últimos quatro anos, o diferencial é cada vez menor.
Comparativamente ao ano de 2023, a média subiu nas disciplinas de Matemática A, Física e Química A e Geografia A e desceu a Português, Biologia Geologia e Filosofia. Nas restantes disciplinas não se realizou um número suficiente de Exames.
Tendo em conta o ranking de superação, num universo de 518 escolas, a Escola Pedro Ferreiro ocupa o 191.º lugar.
A nível nacional, considerando todos os contextos e todos os tipos de escola, num universo de 624 escolas, ocupamos a 299.ª posição. Comparativamente ao posicionamento em 2023, a escola desceu 19 posições, contudo, ainda se encontra acima do percentil 50.
É de salientar que na disciplina de MACS, a escola ocupa a 6.ª posição, na de Geografia A, a 13.ª e na de Economia A, a 144.ª posição.
A nível nacional, considerando todos os contextos e apenas as escolas públicas, que totalizam 518, a Escola Pedro Ferreiro ocupa o 231.º lugar. Saliente-se que MACS lidera o ranking e que na disciplina de Geografia A, a escola ocupa a 9.º posição e na de Economia A, a 91.ª posição.
A nível nacional, num contexto menos favorecido onde se inserem156 escolas de todos os tipos, posicionamo-nos no 43.º lugar, estando a disciplina de MACS na 1.ª posição, Geografia A na 3.ª posição e Economia A em 14.º lugar. Em relação a 2023, a escola subiu 6 posições.
A nível distrital, considerando todos os contextos e todos os tipos de escola, ou seja, 28 estabelecimentos de ensino, a escola ocupa a 12.ª posição, tendo descido 2 lugares.
Há a considerar que, no distrito de Santarém, existem apenas seis escolas num contexto desfavorecido e a Escola Pedro Ferreiro encontra-se na 3.ª posição.
Os resultados escolares são condicionados pelo contexto socioeconómico do meio onde a escola se insere, quer no que diz respeito aos alunos do Ensino Básico, quer aos do Ensino Secundário.
Estes resultados não devem ser, de forma alguma, vinculativos. Devem ser analisados tendo sempre em conta diversos fatores que os influenciam, tais como: o número reduzido de alunos no Ensino Secundário; a não obrigatoriedade da realização do exame para conclusão deste ciclo, bem como o valor percentual de alunos com apoio da ação social escolar e/ou que usufruem das medidas de apoio à aprendizagem e inclusão, entre outros aspetos.
No ano letivo a que se reporta este ranking, MACS e Geografia A ocupam lugar de destaque muito favorável.
Apesar de alguns reveses, felicitamos todos os que contribuíram para o desempenho dos alunos nestas provas nacionais.