Agora que o ano letivo, para os nossos alunos, se aproxima do final com a época de exames, considerámos ser oportuno deixar umas palavras do Conselho Geral para a comunidade educativa do nosso Agrupamento.

Como é do conhecimento geral, voltámos a receber este ano a equipa da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, para novo processo de Avaliação Externa. Foi com um sentimento de orgulho e de reconhecimento que publicitámos os resultados obtidos, com a classificação de Muito Bom em todos os parâmetros avaliados (Autoavaliação; Liderança e Gestão; Prestação do Serviço Educativo e Resultados).

Sabemos que esta apreciação resultou do esforço de toda a comunidade, entre professores, funcionários, autarquia, alunos e pais, que dedicam muito do seu tempo ao sucesso dos estudantes do nosso Agrupamento.

Os nossos alunos, quando transitam para o Ensino Superior, continuam a conseguir entrar nas suas primeiras escolhas, obtendo resultados nos exames nacionais que sistematicamente atingem os objetivos que definimos no nosso Projeto Educativo. Seguem o caminho do seu sucesso individual, bem preparados pelo Agrupamento de que se despedem.

Os jovens que escolhem permanecer nos cursos profissionais que temos oferecido continuam com elevada taxa de empregabilidade no final do curso. São os empresários do nosso concelho que apelam ao Agrupamento para investir nesta oferta educativa, reconhecendo o valor dos alunos que são formados e rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho.

Este ano, renovámos a certificação do nosso Ensino Profissional, com uma avaliação por parte da Inspeção extremamente positiva.

Sabemos todos, e temos o gosto de o publicitar, que os resultados dos nossos alunos e do nosso Agrupamento, incluindo os que se registam nos tão famosos rankings, nos são favoráveis, quando comparados com concelhos vizinhos. Quando considerado o meio socioeconómico do nosso concelho, é visível o grande impacto que o Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere tem na qualidade dos percursos escolares.

Por tudo isto, fica o agradecimento do Conselho Geral pelo esforço coletivo de todos, em especial dos alunos e das suas famílias.

Terminamos expressando o desejo de quem trabalha com estes alunos há muitos anos, que é continuarmos a ser a aposta educativa dos ferreirenses, fazendo crescer o Agrupamento e o Concelho de Ferreira do Zêzere.