Os alunos e a comunidade educativa da Escola EB2,3 Pedro Ferreiro em Ferreira do Zêzere recolheram ao longo do presente ano letivo tampinhas para ajudar a Isa a melhorar a sua qualidade de vida e a continuar a sorrir. Fizeram um bom trabalho!
Os alunos e a comunidade educativa da Escola EB2,3 Pedro Ferreiro em Ferreira do Zêzere recolheram ao longo do presente ano letivo tampinhas para ajudar a Isa a melhorar a sua qualidade de vida e a continuar a sorrir. Fizeram um bom trabalho!
No dia 15 de junho, os alunos do 5.º ano viveram uma experiência didática diferente, que articulou conhecimentos das diversas áreas do saber, em particular os que se referem aos domínios das disciplinas de Ciências Naturais e de Cidadania e Desenvolvimento.
Com efeito, os docentes organizaram atividades no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, as quais culminaram num DAC (Domínio de Articulação Curricular) que integrou jogos tradicionais no Parque das Merendas, seguidos de um piquenique, um momento musical com apelo à preservação da Natureza, pintura de cenários relacionados com o tema e um Peddy-Paper pela vila.
Os alunos do 8º ano, na disciplina de Ecologia e Sustentabilidade, ficaram sensibilizados para a importância da sustentabilidade e para a corresponsabilização individual e coletiva da preservação do Planeta Terra e, na disciplina de EVTIC, aprenderam algumas técnicas de desenho/esboço e a utilizar programas informáticos, como Sketchup, que lhes permitiram desenhar os seus Ecopontos.
O produto final apresentado, construção de ecopontos amarelos, foi realizado nas aulas de Ecologia e Sustentabilidade com materiais recolhidos na escola, nos espaços comerciais e em suas casas: embalagens da Compal, latas de tinta, caixas de cartão, tampinhas de garrafas, entre outros. Cada ecoponto tem ainda uma frase, elaborada pelos alunos, alusiva à correta separação e encaminhamento das embalagens.
Estes ecopontos encontram-se na escola em exposição para que os seus trabalhos possam ser admirados e motivem a população escolar a reciclar e a preocupar-se mais com o Planeta Terra.
Integrado no Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, as turmas do 5º ano da Escola EB 2,3 Pedro Ferreiro, plantaram 3 árvores (magnólia, pereira e laranjeira) para assinalar esta data e embelezar o recinto escolar. É de salientar o ato solidário do aluno Bernardo Graça, do 7º C, que se disponibilizou para elaborar as placas em madeira com a identificação desta atividade.
Esta iniciativa faz parte do Domínio de Autonomia Curricular 3 e envolve as disciplinas de: Projeto, Ciências Naturais, Inglês, Educação Física, Matemática, História e Geografia de Portugal e Educação Musical e o Programa Eco-Escolas. No dia 15 de junho, os alunos realizarão um peddy papper pela vila de Ferreira do Zêzere, tendo como objetivo principal o respeito pelo ambiente de forma sustentável.
No dia 6 de maio entre as 14:30 e as 17:30, as representantes do projeto Vamos cuidar do Planeta!, da Escola EB 2,3 / S Pedro Ferreiro, estiveram reunidos com as escolas do Centro de Formação dos Templários.
Os dois grupos apresentaram os seus temas: resíduos sólidos urbanos (7º ano) e alimentação saudável / sustentável e escreveram uma carta de compromisso com o objetivo de manter vivo este projeto no futuro.
A Escola EB 2, 3 / S Pedro Ferreiro comemorou, no dia 28 de maio, o dia Eco-Escolas, aliando o Programa Eco-Escolas aos Projetos Escolas Amigas dos Direitos Humanos e Vamos cuidar do Planeta!.
Na escola foi hasteada a Bandeira Verde e realizaram-se atividades relacionadas com este programa: os alunos vestiram-se de verde e afixou-se o Eco-Código da Escola, que foi transformado em cartaz pela aluna Diana Ribeiro, do 11ºA.
Como todos sabemos as pilhas constituem um grave problema ambiental, pois são constituídas por metais pesados e tóxicos, como mercúrio, chumbo e cádmio.
Uma simples pilha é suficiente para contaminar uma área considerável de solos.
Assim, a professora Sara Diogo propôs aos seus alunos da turma A de 12º ano, na disciplina de Biologia, a realização de vídeos respondendo ao desafio proposto pela Geração Depositrão. Estes tiveram como finalidade alertar para os impactos no ambiente de uma pilha que não é encaminhada para a reciclagem, para a importância do encaminhamento correto deste resíduo e para a importância da economia circular.
Os alunos do oitavo ano, nas aulas de Ecologia e Sustentabilidade (ECOSUST) e Atividades de Ar Livre e Exploração da Natureza (AEN) participaram no desafio lançado pelo Programa Eco-Escolas e pela UHU.
Os alunos ficaram sensibilizados para a importância da Sustentabilidade, para a corresponsabilização individual e coletiva da preservação do Planeta Terra e para a necessidade de resolução de problemas globais como a FOME.