No âmbito da atividade do PAA “O Ciclo do Mel”, os alunos do JI do Centro Escolar de Areias realizaram vários trabalhos…Descobrimos algumas curiosidades sobre as abelhas…
No âmbito da atividade do PAA “O Ciclo do Mel”, os alunos do JI do Centro Escolar de Areias realizaram vários trabalhos…Descobrimos algumas curiosidades sobre as abelhas…
O Eco Código corresponde ao 7º passo da metodologia do programa do Eco Escolas. Consiste num conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente, tanto na escola, como em casa.
Ao longo do segundo semestre realizamos mais um desafio do Eco-Escolas, no CEA “As árvores da minha escola”, cujo objetivo principal é estimular a realização de atividades ao ar livre, no recinto escolar, tendo como inspiração a floresta.
Para iniciar este desafio, recebemos a visita do Senhor Vasco, Engenheiro Florestal da Autarquia, para nos dar a conhecer as características das árvores que se encontram no exterior da nossa escola. Foi muito interessante!
Fizemos vários trabalhos alusivos ao tema: pesquisas, desenhos, recortes, colagens... Elaborámos uma ficha de identificação para cada espécie arbórea para submeter na Plataforma do Eco Escolas, com a ajuda da professora Alice e no final, expusemos no Placard da escola. Ficámos a saber que no recinto exterior existem palmeiras, pinheiros, medronheiros, oliveiras, plátanos bastardos e Amargoseiras; a sua origem, o tipo de folha, o fruto... Aprendemos muito com esta atividade!
As turmas do JI2 e AR3 do Centro Escolar de Areias participaram no desafio “Constrói o teu Ecoponto Amarelo e RECICLA”, do Eco Escolas, no âmbito de uma parceria com a Tetrapak e a Compal.
Utilizando preferencialmente materiais reciclados, foram construídos três Ecopontos Amarelos que se encontram em exposição na escola, submetidos a concurso na Plataforma da ABAE e, posteriormente serão utilizados para reciclar as embalagens na nossa escola. Os alunos da turma AR3, escreveram frases alusivas à temática que foram coladas nos Ecopontos, de forma a servir de motivação para a separação dos resíduos. Desta forma, pretende-se apelar ao correto encaminhamento e separação de embalagens e promover a Educação Ambiental para a Sustentabilidade do nosso Planeta.
Este desafio, foi realizado no âmbito do tema da Educação Ambiental para a Sustentabilidade do Planeta, promovido pela ABAE e a Faber-Castell. Com o intuito de promover conhecimentos, habilidades e atitudes sobre o impacto produzido pela compra, utilização e desperdício dos produtos que adquirimos e, ao mesmo tempo, a elaboração de trabalhos originais e criativos com a aplicação de técnicas e materiais de desenho e pintura.
Surgiram três trabalhos espetaculares realizados pela turma AR3 e pelas turmas do JI!
Posteriormente, foram submetidos na plataforma Eco escolas, para concurso e, estão expostos no placard da escola.
Já agora, desafiamos-te a descobrir: “Onde está o Eco lápis?”
No âmbito de um Projeto de parceria e interdisciplinaridade da disciplina de Inglês com a AEC de Eco-English, os alunos do 3º e 4º ano do Centro Escolar de Areias realizaram uma maquete de uma cidade, intitulada “Areias Town”.
O trabalho decorreu ao longo das aulas das disciplinas com o contributo e empenho de todos.
“Welcome to Areias Town!”
Apesar de estarmos em confinamento, os meninos do JI do Centro Escolar de Areias, continuam a fazer trabalhitos engraçados! Partilhamos aqui alguns, realizados no E@D com a ajuda dos Encarregados de Educação e, com o tema “Reciclagem”. Aprende-se fazendo…
Ficaram muito engraçados, os ecopontos!...
Aqui ficam os trabalhos realizados pelos alunos e suas famílias, do Centro Escolar de Areias, no âmbito do desafio lançado pelo Programa Eco Escolas, para comemorar o Dia de São Valentim/Dia dos Namorados, que se comemorou no passado dia 14 de fevereiro.
Este desafio convidava a celebrar este dia de forma diferente, fazendo uma declaração de amor ao nosso Planeta e, ao mesmo tempo, promover a sensibilização de todos para a importância de cuidar, amar, elogiar, proteger o Planeta Terra!...
Obrigada aos participantes!...