O segundo dia começou muito cedo, por volta das 6:40. Fomos para a escola de Voecklabruck, onde tivemos uma breve apresentação dos alunos envolvidos no projeto e um pequeno jogo no qual os alunos de cada país tinham de escolher três objetos que identificassem o seu país, logo depois participamos noutra atividade onde falámos de familiares que se encontram um pouco por todo o mundo! Da parte da tarde realizámos um workshop, no qual nos dividimos, uns para dança, pintura e música. A saída da escola foi às 16 horas. Depois da escola, realizávamos atividades com as famílias de acolhimento.
Na terça-feira, fomos para Viena, numa viagem um pouco demorada que parecia não acabar. Ao chegarmos ao nosso destino, fomos conhecer Viena, tendo como guia um senhor que nos fez uma visita guiada por Viena e partilhou a sua vida enquanto sem abrigo. O almoço foi numa pizzaria italiana com os alunos que nos acolheram. Da parte da tarde fomos comprar umas lembranças e às 17 horas regressámos.
Na quarta-feira, encontrámo-nos na escola e tivemos toda a manhã nos workshops. Apesar da vergonha inicial, foi muito divertido!!
Na quinta-feira, visitámos duas instituições em Voecklabruck, onde pudemos lidar com a realidade dos sem-abrigo e como podem ser ajudados. À tarde tivemos o tempo livre com a família. As famílias de acolhimento levaram os Portugueses juntos para Hallstate, onde pudemos ver lindas paisagens e conhecer um pouco da história daquele lugar.
Na sexta-feira, praticámos os workshops para apresentar na festa da escola. A festa iniciou-se às 16:30, as apresentações correram muito bem e todos gostaram muito. Tivemos um jantar e logo depois um jogo na escola com os outros alunos. Às 21 horas, foi a parte mais difícil, foi a despedida. Foi muito difícil porque acredito que fizemos amizades para o resto da vida.
No sábado, o último dia com as famílias de acolhimento, fomos até Salzburg e visitámos alguns monumentos da região. À tarde tivemos uma festa de despedida organizada pelas nossas famílias de acolhimento. Foi uma festa inesquecível, pois aprendemos muito sobre as danças típicas da Áustria.
No domingo, logo de manhã, foi hora das despedidas, foi uma despedida muito emocionante com algumas lágrimas. Entrámos no comboio, e 2 horas depois estávamos no aeroporto de Viena prestes a acabar esta experiência.
Chegámos ao fim da nossa viagem à Áustria, as saudades da nossa família apertavam todos os dias mas esta experiência passou a correr. Tivemos muita sorte em termos sido recebidos tão bem, estamos muito gratos por tudo.
Divertimo-nos imenso durante esta semana, fizemos novos amigos e aumentámos os nossos conhecimentos sobre a cultura austríaca. Desfrutámos imenso desta experiência e iremos guardar memórias desta semana para o resto da nossa vida.
Qualquer aluno que participe neste projeto deve agarrar a oportunidade, porque não só praticamos imenso a língua inglesa como também vivemos momentos únicos.
Iremos guardar esta experiência e estas amizades para sempre no nosso coração.
Os alunos da mobilidade à Áustria