Oiça os nossos meninos e cante com eles - clique para ver a letra
No Centro Escolar de Ferreira do Zêzere, incluído nas tarefas do Projeto Eco- Escolas, construímos uma letra com quadras feitas pelas várias turmas do 1º ciclo e depois foram trabalhadas para se adaptarem à música que o Professor João Andrade nos arranjou. As turmas que têm música com o referido professor, ensaiaram este Hino e depois foi cantar e cantar para os outros alunos do Centro Escolar ouvirem. Como em todas as atividades deste Projeto Eco- Escolas, esta letra e música só nos vieram lembrar de que temos todos que ajudar o Ambiente, porque dependemos dele para vivermos.
Temos muito a agradecer a todos os participantes, principalmente ao Prof João Andrade.
No Centro Escolar de Ferreira do Zêzere, alguns alunos participaram no desafio Ecolápis, integrado no Programa Eco- Escolas. Ao trabalharmos a defesa do Ambiente, da Natureza, dos espaços que nos rodeiam, estamos sem dúvida, a construir um futuro que se deseja mais sustentável, mais saudável, mais equilibrado.
Baseados numa gravura real de Dornes, a turma FZ5 recriou a imagem com materiais da Natureza, folhas, caruma, pedrinhas, papel crepe, recortes de desenhos feitos pelos alunos e florinhas colhidas pelos alunos.
Outros alunos também pintaram desenhos, onde esconderam o Ecolápis em ponto pequenino.
A Turma FZ5 com a sua professora, Maria João Simões, elaboraram frases relativas ao Meio Ambiente de acordo com o que vão aprendendo numa Eco- Escola. Desenharam e elaboraram um cartaz que vai a concurso no Projeto Eco- Escolas.
De uma forma divertida trabalharam-se conceitos e ideias muito sérios.
Depois de realizado, o trabalho ficou em exposição na entrada do Centro Escolar.
Celebrou-se o Ambiente, não só nesta semana ou neste dia dedicado mundialmente ao tema, mas ao longo de todo o ano, até porque somos uma Eco- Escola, temos falado, temos trabalhado, temos pintado e temos aprendido que só preservando e cuidando podemos ter um mundo melhor.
Numa Escola que se pretende com valores de respeito e valorização da Natureza, aprendemos todos os dias a cuidar do Planeta Terra, a viver em harmonia uns com os outros, respeitando-nos e respeitando o outro. Aprendemos a separar os resíduos, para poupar energia e ajudar o Ambiente.
No Dia Mundial da Terra, no dia 22 de abril, a turma FZ5 do C. Escolar de Ferreira do Zêzere, trabalhou o tema interligando vários textos já trabalhados durante este ano letivo, construindo uma consciência ambiental cada vez mais necessária, com os alunos a apropriar-se cada vez mais de uma cultura amiga do ambiente, como se pretende numa Eco- Escolas.
No dia 22 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Terra, no Centro Escolar de Ferreira do Zêzere.
Na turma FZ1 os alunos trabalharam com os Encarregados de Educação o tema de Cidadania, Educação Ambiental e apresentaram à turma os diversos trabalhos que aqui apresento.
Uma Escola Eco- Escolas onde aprender é fazer, só com esta consciência ambiental será possível evoluirmos no sentido de valorizar o nosso Planeta Terra.
Este ano, como vem sendo habitual, festejamos o Dia dos Namorados, no Centro Escolar de Ferreira do Zêzere.
Como Escola inserida no Projeto Eco-Escolas, depois de lançado o Desafio “Declara-te ao Planeta”, a turma FZ2, do 1º ano de escolaridade, enviou alguns trabalhos com ilustração e uma quadra dedicada ao Planeta.
Estes trabalhos foram realizados com os Encarregados de Educação, no Ensino@Distância e foram submetidos a concurso, pela coordenadora do referido projeto, na Plataforma Eco-Escolas.
Estavam bem divertidos e apelam como se espera, para a consciencialização de que temos de proteger o ambiente, até porque não existe um Planeta B.
Inserido no Projeto Eco escolas 2020/2021, o Centro Escolar de Ferreira do Zêzere, concorreu ao Desafio proposto “Os enfeites são por nossa conta”.
Assim, utilizando embalagens da Tetra Pak e da Compal, com fios de lã e luzinhas construímos a árvore de Natal, que está à vossa disposição para verem no site do Eco escolas.
No âmbito do Dia Mundial do Ambiente - 5 de junho - foi proposto aos alunos que estão a frequentar o Centro de Acolhimento no CEFZ que desenhassem uma paisagem e de seguida a mesma paisagem mas depois de ter sofrido modificações provocadas por ações incorretas por parte de seres humanos.
Os nossos meninos fizeram trabalhos muito interessantes, estão de parabéns!
O Dia Mundial da Alimentação é comemorado a 16 de outubro em mais de 150 países. O Centro Escolar também comemorou este dia tão importante, com diferentes dinâmicas de grupo.
Ter uma alimentação saudável é uma preocupação de toda a equipa do Centro Escolar que aproveita a comemoração deste dia para promover aprendizagens de bons hábitos alimentares e sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância dos mesmos.
Conhecer novos alimentos, provar frutas de outono, preparar uma lancheira equilibrada e distinguir alimentos saudáveis de alimentos não saudáveis foram algumas das atividades realizadas, que proporcionaram às crianças do Centro Escolar experiências muito saborosas e divertidas!
Visando assinalar o Dia Mundial da Alimentação, o Centro Escolar de Ferreira do Zêzere foi palco, no dia 16 de outubro, de diversas iniciativas relacionadas com a alimentação.
As atividades promovidas pretenderam informar e alertar para o impacto das opções alimentares de cada um e promover uma alimentação saudável e sustentável ao longo da vida.
Um agradecimento à Associação de Pais que ofereceu MELÂNCIAS para todas as salas do Centro Escolar e aos Encarregados de Educação pelo envio de frutas variadas para a confecção das deliciosas espetadas de fruta.
Obrigada pela bonita iniciativa!
Sementes de pinheiros, alguns rebentos de castanheiros e outras espécies autóctones, ou seja árvores características da região, são a esperança plantada em pacotes de leite, pela mão dos alunos do 1º ciclo do Centro Escolar de Ferreira do Zêzere na passada sexta-feira, dia 4 de outubro. Este será um pequeno contributo à resposta que temos que dar para fazer regressar o verde ao concelho, fustigado pelos incêndios.
Os alunos do quarto ano (FZ8), passaram pelas várias salas, com um balde de terra e sementinhas, para apoiar os coleguinhas mais novos a plantar o futuro.
“Primeiro pegas no pacote de leite, pões um bocadinho de terra, abres um buraco na própria terra com o dedo, depois pegas na semente com cuidado e pões dentro do buraco, assim”- ensinaram os alunos mais velhos. “Com as mãos aconchegas a terra, calcas um bocadinho e regas, sem inundar a terra. Só voltas a colocar água daqui uma semana.”
Um momento simbólico com sinais de esperança para o futuro.
No Centro Escolar de Ferreira de Zêzere o Pré Escolar comemorou o Dia Mundial do Leite com atividades muito bonitas e pedagógicas.
A distribuição diária e gratuita de leite nas escolas existe como um contributo positivo ao estado nutricional da criança. Promove hábitos alimentares saudáveis, ajuda a cumprir as recomendações nutricionais e combate a malnutrição.
Em idade escolar, bons hábitos alimentares e boa nutrição são fatores fundamentais para preparar as crianças para a aprendizagem e a manter o vigor e a energia necessária a todas as atividades.